21.4.08

26/04 - Traídos Pelo Desejo (Neil Jordan)

Neste Sábado Dia 26/04 às 19:30h
No SESC Cineclube Silenzio
ENTRADA GRATUITA

Fergus, um guerrilheiro do IRA , sequestra um soldado britânico chamado Jody e fica no aguardo de ordens de seus superiores acerca do destino de seu prisioneiro. Mas com o passar do tempo, os dois acabam se aproximando e criando um laço de amizade, fazendo com que Dil, a namorada do soldado britânico, acabe se envolvendo com o guerrilheiro. Muito comentado e controverso na época de seu lançamento, Traídos pelo Desejo traz performances magistrais em um roteiro intrigante, inteligente e repleto de nuances e segredos. Miranda Richardson; Stephen Rea, indicado ao Oscar por seu papel nesse filme; o vencedor do prêmio de melhor ator em Cannes Forrest Whitaker e a intrigante estréia de Jaye Davidson. Um dos melhores e mais polêmicos filmes dos anos 90. Indicado a sete prêmios Oscar, incluíndo melhor filme – vencedor na categoria Melhor Roteiro Original.

Título Original: The Crying Game
Tempo: 112 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1992
Recomendação: 16 anos
Pais de Origem: Reino Unido/ Japão


----------------------------------------------------------------------------

O Sapo e o Escorpião

Vander Colombo

Fui advertido ainda esta semana que Traídos pelo Desejo que será exibido no sábado não se encaixava no perfil dos filmes exibidos pelo cineclube, isso primeiro me preocupou em relação ao próprio filme, mas após revê-lo foi o perfil do cineclube que me deixou preocupado.

Em grande parte a culpa foi minha por ter tentado trazer nesses dois anos alguns títulos moderninhos, ao mesmo tempo em que deixei de lado alguns filmes importantíssimos para a questão ‘entendimento cinematográfico’. Percebi que nos dois anos não escalei para exibição nenhum filme noir, e o que mais chegou perto foi um filme que não agradou muito o público, o holandês O Silêncio do Lago. Veio-me logo à cabeça que provavelmente Traídos pelo Desejo também não iria agradar... mas caramba, o que estou dizendo? Se o objetivo do cineclube fosse o de agradar a maioria, se instalaria no shopping-center e cobraria ingressos. Pelo contrário, o objetivo é fazer-se apreciar o cinema em todas as suas vertentes artísticas... E até mesmo o cinema comercial já soube apreciar o noir, e o independente continua fazendo isso com os neo-noirs com direito até a Oscar de melhor filme em 2008.

Eis uma mais que breve introdução aos filmes noir: O termo foi cunhado pelos franceses na década de 40, que privados das produções hollywoodianas durante a ocupação, começaram a receber vários filmes americanos com similaridades, entre eles estava O Falcão Maltês ou Relíquia Macabra de John Houston que é considerado o noir por excelência, os americanos adoraram o elogio europeu e assimilaram o termo que é discussão até hoje entre críticos e cinéfilos, o que assumiu na cultura popular cinefílica a definição dos “filmes policiais com luz expressionista, offs, com uma mulher fatal e um detetive ou anti-herói durão ou trouxa, cheios de violência e erotismo, etc”[1]

O chamado neo-noir assumiu essa postura modernizando os temas da década de 40, os Irmãos Coen são os principais difusores deste novo estilo desde seu primeiro filme Gosto de Sangue, passando por O Homem Que Não Estava Lá até sua mistura de newestern com neo-noir Onde os Fracos Não Têm Vez.

Traídos pelo Desejo do diretor irlandês Neil Jordan se encaixa perfeitamente num neo-noir apesar de não ter banca de um. Talvez por isso para muitos ele possa parecer um filme policial comum, mas está longe disso, todos os elementos estão lá para serem subvertidos e questionados.

Sabe aqueles filmes que te dizem: “quanto menos você souber melhor”? É desses. O “problema” é que o filme ganhou Oscar de roteiro original e sua reviravolta virou conversa de botequim, sendo que muitos nem viram o filme, mas conhecem a tal. Como sou bonzinho vou poupar os felizes desconhecedores e mudar de assunto.

Mas digo que um pouco mais de atenção faz o espectador perceber que não está sendo passivo nesse “jogo de lágrimas” e ao invés de esperar conclusões, está fazendo julgamentos morais a todo o momento. Essa é a grande sacada do texto do próprio diretor. Além é lógico do próprio julgamento moral implícito no filme contra qualquer tipo de intolerância, e convenhamos, em épocas que se vê godzillas acéfalos se digladiando e estourando a cabeça um dos outros com calibres .12 sob os uivos selvagens de uma platéia sedenta de qualquer tipo de vingança, isso é no mínimo redentor.

E creio que mesmo se só após ler essas linhas alguém que apareça lá no sábado conseguir assistir o filme nesse viés, sairá recompensado. Sabendo que por vezes primeiro vale a identificação das metáforas simples, antes de pegar os Bergman’s e Godard’s das semanas seguintes e ‘boiar’ do começo ao fim.

É um caminho lento mas proveitoso, sendo que poucos como esse vão dar a mamata de lhe contar uma fábula a qual para os mais atentos ajudará a não ver o filme no seu superficial somente, e lembrar que o comercialismo ainda é uma espécie de ditadura. Por isso quando se tem realmente algo a dizer, tem-se que recorrer as entrelinhas.

Era uma vez um sapo e um escorpião, o segundo por não conseguir nadar, pediu ao primeiro que o ajudasse a atravessar o rio, carregando-o em suas costas. O sapo disse:

_ Nem pensar, se você subir em minhas costas irá me picar e me matará

O escorpião respondeu:

_ Não seja tolo, se eu picá-lo, os dois morreremos.

O sapo se convence e então deixa o escorpião subir em suas costas e começam a atravessar o rio. Quando estão na metade do caminho o sapo sente a picada nas costas, e conforme vai afundando junto com o escorpião ele grita:

_ Maldito, você tinha prometido! Por que me picou?

_ Eu não pude evitar... é a minha natureza. - Respondeu o escorpião.

O filme “Traídos pelo Desejo (The Crying Game)” será exibido neste sábado dia 26/04 às 19:30h no SESC Cineclube Silenzio.

A entrada é gratuita.


[1] MASCARELLO, Fernando - História do Cinema Mundial – 2ª Ed. – Papirus Editora

2 comentários:

Anônimo disse...

… Unbelievable , but I just found software which can do all hard work promoting your cineclubesilenzio.blogspot.com website on complete autopilot - building backlinks and getting your website on top of Google and other search engines 1st pages, so your site finally can get laser targeted qualified traffic, and so you can get lot more visitors for your website.

YEP, that’s right, there’s this little known website which shows you how to get to the top 10 of Google and other search engines guaranteed.

I used it and in just 7 days… got floods of traffic to my site...

…Well check out the incredible results for yourself -
http://magic-traffic-software.com

I’m not trying to be rude here, but I believe when you find something that finally works you should share it…

…so that’s what I’m doing today, sharing it with you:

http://magic-traffic-software.com

Take care - your friend Jennifer

Anônimo disse...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your cineclubesilenzio.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com