5.12.06

Cinema Novo contemplado na próxima exibição do CineClube

O Cinema Novo, para quem perdeu o trem nas últimas décadas, foi o maior movimento cinematográfico já visto no Brasil, quando se destacaram os nomes de Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Luiz Carlos Barreto e Joaquim Pedro de Andrade. Este último, diretor do filme Macunaíma, que será exibido sábado 09/12 às 16h. Extraído do romance de Mário de Andrade, Macunaíma apresenta-se como uma ressurreição mitológica do anti-herói brasileiro perfeitamente adaptado para os fins dos anos 60. Para uma idéia, segundo o próprio diretor, Macunaíma "é a história de um homem que foi comido pelo Brasil".
O filme por sua vez, teve muitos problemas com a censura na época de sua estréia, prejudicado um bom tanto na sua carreira por aqui até então. "Coisas de Brasil à parte" foi somente há cerca de dois anos que o mesmo foi totalmente remasterizado e re-lançado mundo afora.
Utilizando elementos por vezes folclóricos, por vezes surreais, mas sem jamais deixar de lado sua crítica social ferrenha, o filme não é tão fiel ao livro como parece, mas sem dúvida se coloca como obra-prima ao lado dele. Macunaíma será precedido pelo curta inédito "Brasília, Contradições de uma Cidade Nova" (também dirigido por Joaquim de Andrade) que parecia estar perdido até anos atrás.
Obs.: Quem cuidou da restauração (leia-se remasterização em alta-definição) foi o diretor de fotografia dos dois filmes, Affonso Beato (o brasileiro que é o diretor de fotografia de quase todos os filmes de Pedro Almodóvar).
Após a exibição do longa, como de praxe, seguirá debate com convidados.
O quê: Macunaíma (Brasil) - 1969 - 106 minutos
Direção:Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: Joaquim Pedro de Andrade, baseado em livro de Mário de Andrade
Produção: Joaquim Pedro de Andrade
Música: Jards Macalé, Orestes Barbosa, Silvio Caldas e Heitor Villa-Lobos
Fotografia: Guido Cosulich e Affonso Beato
Desenho de Produção: Anísio Medeiros
Figurino: Anísio Medeiros
Edição: Eduardo Escorel
Elenco:Grande Otelo (Macunaíma)
Paulo José (Macunaíma)
Dina Sfat (Ci)
Milton Gonçalves (Jiguê)
Jardel Filho (Pietro Pietra)
Rodolfo Arena (Maanape)
Joana Fomm
Maria do Rosário
Hugo Carvana
Wilza Carla
Zezé Macedo
Maria Lúcia Dahl
Quando: Sábado, Dia 09 de Dezembro às 16 horas
Quanto: Grátis
Onde: Sala de Cinema da Biblioteca Municipal (Em cima da Biblioteca)

Nenhum comentário: